sábado, 30 de abril de 2011

A Beatificação de João Paulo II

Nos últimos dias múltiplos serviços noticiosos inundaram-nos com imagens e notícias do casamento real. Muitos eruditos intitulam este acontecimento como o acontecimento do ano.
Porém, amanhã, no dia 1 de Maio de 2011, Domingo da Divina Misericórdia, no Dia da Mãe, decorrerá em Roma a beatificação do Papa João Paulo II, motivo de grande júbilo para toda a comunidade cristã.
 Este acontecimento representa o culminar de um caminho de sacrifício e humildade, percorrido pelo Papa Mariano, cuja fé - profunda e verdadeira - a todos (cristãos e não cristãos) tocou.
Refere o Cardeal D. Saraiva Martins a propósito de João Paulo II que, era um Papa Santo e profundamente devoto de Nossa Senhora de Fátima. O que mais o impressionou foi o “espírito de oração” do Papa, que frequentemente se recatava para orar, bem como a sua profunda “humanidade”, pois acreditava no “Homem”. A I Encíclica do Papa João Paulo II referia que “O Homem é o caminho da Igreja”, o que revela que estava sempre ao lado do Homem para promover a dignidade humana e proteger os direitos humanos.
A razão para a sua humanidade deve-se ao facto de ser Santo. Santidade e humanidade são inseparáveis.
Considero pois, que este será seguramente um marco histórico na comunidade cristã e que não deixará ninguém indiferente. Sigamos assim, o exemplo da humildade, tal como o Papa João Paulo II sempre aclamou e praticou!

domingo, 24 de abril de 2011

Ressuscitou o Senhor, Aleluia!

 “Não tenhais medo; sei que procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou, como tinha dito”.
Agora o túmulo está vazio e no seu silêncio ressoa o anúncio do Anjo: “não está aqui, Ressuscitou”.
Da tristeza e desalento da morte e sepultura do Senhor passa-se agora para o júbilo e o entusiasmo da Vida que ressurge, e da esperança que renasce no coração dos que acreditam.
“Ide avisar os meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão”.
E continua a nos convidar para novas Galileias, sabendo que é necessário seguir o Senhor que sempre nos precede nos caminhos da vida trazendo novo vigor, aos nossos pés cansados, e aos nossos corações angustiados pelo medo do futuro incerto. Ele diz-nos o futuro é o Amor mais forte que a morte e o sepulcro.
Ele caminha à nossa frente pelos caminhos novos de um mundo confiado à mensagem salvadora do Evangelho.
Aleluia, o Senhor Ressuscitou. Votos duma Páscoa da Ressurreição santa e feliz em Cristo nossa Paz e nossa Esperança.

São os votos do pároco amigo: 
Pe.Joaquim António

Horário da Catequese 2020/2021

  A ficha de inscrição pode ser obtida  aqui . Depois de preenchida, deve ser entregue às catequistas