quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uma noite à procura...

Na passada sexta-feira, os jovens do Arciprestado de Trancoso, foram convidados, pelo 3º ano consecutivo a participar numa caminhada nocturna. Esta actividade não foi uma simples caminhada, foi antes, o procurar, mais uma vez, proporcionar uma experiência diferente aos nossos jovens. Este ano "Uma noite à procura" teve o seu início na Castanheira, e o seu términus em Trancoso.
Deixamos aqui o testemunho de um jovem que viveu esta experiência...

Quando me perguntaram se queria participar numa caminhada nocturna, achei engraçado, e disse logo que sim. Ia com os meus amigos fazer uma directa, divertir-me… bora lá! Mas depressa a diversão, passou a algo mais. Percebi então que o divertimento, não se encontra apenas no barulho, nas risadas, nas festas, mas também no silêncio, no diálogo e no encontro com Deus. Muitos diriam: “a esta hora estes jovens, andar aqui, que maluquinhos!” e quem o diz não se engana muito! Perguntarão então: "que andarão a fazer?" a resposta é simples: uma noite à procura de Deus! 
Um Deus que eu acredito ser de amor, de paz; um Deus que amou tanto o mundo que lhe deu o seu filho, Jesus Cristo, “o único que nunca falta”!
A experiência foi sem dúvida muito produtiva, não só por conseguir reunir tantos jovens em prol do mesmo fim, mas também por ter marcado pela diferença! 
E fica a pergunta: “que Senhor é este que nos faz trocar uma noite no conforto da nossa casa, por umas boas horas a caminhar?”



JOVENS CRISMADOS NO SEMINÁRIO DO FUNDÃO

No dia 16 de Junho, o Seminário do Fundão acolheu um grupo de 21 jovens que terminaram este ano a sua formação catequética e foram crismados no passado dia 3 de Junho. O dia pretendia ser de reflexão e convívio com o objetivo de descoberta do “nosso ser Igreja” da vocação e dos desafios para a missão que daí decorrem.
Ajudaram nessa reflexão o vice-reitor do Seminário, padre Alfredo, que durante a tarde falou sobre o tema da “Igreja” com destaque para a necessidade da união na Igreja, salientando os seguintes aspetos:

a)      “Ser cristão e viver em Deus não é um direito que nos assiste, é antes um dever da da nossa parte. Diante de Deus ninguém tem direitos.”

b)      “A Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano…”

c)       “A Igreja toda aparece como «um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”

d)      “A cabeça deste corpo é Cristo…Todos os membros se devem conformar com Ele, até que Cristo se forme neles.”

e)      “Ser Igreja é ser: UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA.”

e um dos responsáveis do pré-seminário, o padre Luís, que abordou o tema das “Vocações” nas múltiplas vertentes e orientou também vários momentos de oração ao longo do dia que encerrou com a celebração da Eucaristia.
Registamos com agrado o entusiasmo destes jovens e a sua participação ativa em todas as atividades do dia.
Alegra-nos que o Espírito Santo continua hoje a fazer maravilhas no coração destes jovens.

Horário da Catequese 2020/2021

  A ficha de inscrição pode ser obtida  aqui . Depois de preenchida, deve ser entregue às catequistas