sexta-feira, 2 de março de 2012

A QUARESMA

Entrámos no período quaresmal (de quarenta dias), que se inicia com a quarta-feira de Cinzas e que se prolonga até sexta-feira Santa, e que tem o seu epílogo no Tríduo Pascal com a celebração da Ressurreição do Senhor.
O período quaresmal deverá representar para os cristãos um período de reflexão e conversão espiritual. Deverá ser uma caminhada de penitência e meditação, por meio da prática da abstinência, caridade (esmola) e oração.
O verdadeiro sentido da quaresma, reside na permanente busca do Reino de Deus de nós cristãos crentes, que redunda simplesmente na plenitude do amor, justiça e paz para toda a humanidade. Naturalmente que, os cristãos devem recolher-se para a reflexão, com o intuito de se aproximar de Deus.
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica celebra com os fiéis através da grande festa da Páscoa. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objectivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem aos demais.
A Páscoa do Senhor reside na comunhão do Evangelho e os Cristão tendo em vista a perpetuidade da obra de Deus, ou seja “amar o próximo como a si mesmo”.
Que este período quaresmal seja efectivamente aproveitado por todos nós para penitência, oração e amor ao próximo, potenciando assim um sentido mais profundo às nossas vidas em busca de uma purificação e maior entreajuda ao próximo, que só é possível com amor de Cristo.

Horário da Catequese 2020/2021

  A ficha de inscrição pode ser obtida  aqui . Depois de preenchida, deve ser entregue às catequistas