sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PLANO PASTORAL QUADRIENAL (2013-2017)

A Diocese propõe à Igreja um Plano Pastoral para os próximos quatro anos, cujo objetivo geral é "voltar a escutar (ler) o Concílio Vaticano II nos seus apelos de renovação da Igreja e deixarmo-nos interpelar por ele".
Dentro deste Plano o Ano Pastoral que agora começou terá como preocupação a descoberta e o compromisso com a Igreja que somos.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CALENDÁRIO DA CATEQUESE PAROQUIAL TRANCOSO 2013 - 2014

Queridos Amigos e Amigas,
Iniciámos na passada sexta-feira a Catequese Paroquial em Trancoso. Aqui vos deixamos o Calendário da Catequese para vosso conhecimento.


CATEQUESE PAROQUIAL

Trancoso – 2013/2014 

Fase
Ano
Catequista
Dia
Hora
1ª ETAPA
1º Ano
Fernanda
18h15
Ema / Patrícia
18h00
2º Ano
Anabela Fidalgo
17h30
Cláudia / Sandra
18h15
3º Ano
Olimpia
18h00
Patrícia Batista
18h00
2ª ETAPA
4º Ano
Amélia
17h30
Isabel Paredes / José Francisco
18h00
5º Ano
Teresa Pena
18h00
Fátima Brás
18h00
Judite / Salete
18h00
6º Ano
Madalena
18h00
Alcina / Paula
17h45
3ª ETAPA
7º Ano
Lurdes
18h30
Ana Tabosa
18h30
8º Ano
Antónia / Eliana
Sáb.
11h00
Flora
18h00
4ª ETAPA
9º Ano
Vitória
18h00
Amélia
17h30
10º Ano
Cristiana / Maria José
17h45

Queridas Famílias,
Um dos primeiros deveres dos pais é a educação dos seus filhos. A nossa Catequese Paroquial procura ser uma ajuda importante para esta vossa missão porque educar é também abrir o coração e a mente dos mais novos aos valores do Espírito.
A fé é o maior valor espiritual que temos.
Fazei crescer na fé os vossos filhos e eles ficarão mais "ricos" e melhores homens e mulheres.




quarta-feira, 5 de junho de 2013

JORNADA ARCIPRESTAL DO ANO DA FÉ


O dia 2 de Junho amanheceu soalheiro anunciando a alegria de uma Primavera que tarda em vir, e fazia sentir-se um vento leste que fazia bailar as pétalas das flores que se tinham colhido para neste dia se atapetar a rua pela qual, à tarde, haveria de passar a Procissão do Corpo de Deus.
Não desistiram contudo as muitas pessoas que, vindo de muitas Paróquias e Anexas, se tinham proposto a decorar as ruas da bela cidade de Trancoso.

Depois de muito trabalho e de muita luta contra o vento, era bonito de ver, todo o colorido e beleza que apresentava o tapete, desde o Pavilhão Multiusos até à Igreja de santa Maria.

Às 15h00, como anunciado, o Sr. Bispo de início à Celebração Eucarística, com uma moldura humana impressionante formado pelas muitas pessoas que vindas de todas as Paróquias e Anexas se fizeram representar pelas suas insígnias e bandeiras, dando um particular colorido à Celebração.
Nesta Celebração um grupo numeroso de adolescentes recebeu o Sacramento da Confirmação, tendo o Sr. Bispo incentivado estes jovens a serem testemunhas do Senhor Ressuscitado e a viverem segundo o dom do Espírito.

Um coro composto de muita gente animou com o canto toda a Liturgia, completada com uma belíssima encenação do símbolo do Ano da Fé feita pelo Grupo de Jovens GJSet.

Finalizou-se a Jornada com uma grandiosa Procissão do Corpo de Deus no final da qual foi dada a Bênção do Santíssimo a todo o Povo do Arciprestado reunido no largo da Igreja de Santa Maria.

sexta-feira, 29 de março de 2013

O TRÍDUO PASCAL

Desde os primeiros séculos cristãos, a Igreja celebra o mistério da salvação, nas suas três fases (Paixão, Morte e Ressurreição), no decorrer de três dias, que constituem o ponto culminante do ano litúrgico.
 

Este Tríduo Pascal começa com a Missa Vespertina de Quinta-Feira Santa, tem o seu momento mais alto na Vigília Pascal e termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

Deste modo, não podemos identificar a Páscoa apenas com o Domingo da Ressurreição. Isso seria mutilar uma realidade extremamente rica e reduzir-lhe as dimensões. «O plano divino da Salvação em Cristo não pode fragmentar-se, mas deve ser considerado como um todo único».

Compreende-se, portanto, a importância deste Tríduo Pascal, quer na Liturgia, quer na vida da Igreja. Dele derivam todas as outras solenidades, que não são senão reflexos, ecos deste Acontecimento salvífico, de modo que o culto cristão é um pascal. Nele tem o seu centro de convergência e de irradiação a vida da Igreja, pois «ao Mistério cristão culmina e compendia-se no Mistério Pascal, que dá cumprimento à História da Salvação e à missão de Israel, enquanto inaugura, com os tempos messiânicos, a existência histórica da Igreja» (Dalmais).

O Tríduo Pascal, pelo qual se aplica aos homens a perene eficácia do Mistério da Redenção, deve ser vivido plenamente. Nestes três dias, unidos ao Salvador, percorramos o seu itinerário tornando-nos solidários com Ele na Paixão e na Morte, para o sermos na Ressurreição.

domingo, 24 de março de 2013

SOLENIDADES LITÚRGICAS QUARESMAIS

10 DE MARÇO - DOMINGO

21h00 - Via Sacra com início na Igreja de Nossa Senhora da Fresta, terminando no Convento dos Frades

24 DE MARÇO - DOMINGO DE RAMOS

09h00 - Missa em S. Pedro
11h30 - Na Igreja da Misericórdia
           - Bênção de distribuição dos Ramos
           - Procissão para a Igreja de Santa Maria
12h00 - Eucaristia de Domingo de Ramos
17h00 - Igreja da Misericórdia
           -Sermão do Pretório pelo Pe. Carlos Jacob
           - PROCISSÃO DOS PASSOS
           -Senhor dos Passos (Guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários)
           - São João (Guarda de honra pelos Escuteiros)
           - Nossa Senhora (Guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários)
           -Abrilhantará a Procissão a Banda de Música de Ferreirim
           -Sermão do Encontro
           - No Largo da Avenida, pelo Pe. Carlos Jacob
           - Encerramento
           - No Largo de Santa Maria; Sermão da Morte do Senhor

27 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA SANTA

08h00 - Celebração Penitencial e Sacramento da Reconciliação
19h00 - Eucaristia concelebrada e Comunhão Pascal

28 DE MARÇO - QUINTA-FEIRA SANTA

19h00 - Missa Solene e início de Tríduo Pascal

29 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA SANTA

15h00 - Celebração da Paixão do Senhor
21h00 - Sermão da descida do Senhor
           - Pe. José Luís dos Santos Farinha
           - Procissão do Enterro do Senhor
           - Esquife - São portadores os acólitos
           - Guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários
           - Nossa Senhora (Guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários)
           - São João (Guarda de honra pelos Escuteiros)
           - Abrilhantará a Procissão a Banda de Música de Ferreirim

30 DE MARÇO - SÁBADO SANTO

23h00 - VIGÍLIA PASCAL

31 DE MARÇO - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

12h00 - Missa Solene
           - PROCISSÃO DA RESSURREIÇÃO

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

FESTA DO PAI NOSSO

No passado Domingo, dia 10 de Fevereiro, celebrou-se na Igreja de Santa Maria a festa do Pai Nosso, contando com a participação activa da comunidade cristã.
Participaram na celebração 32 crianças do 2º Ano de Catequese, que ao longo deste ano foram descobrindo o Mistério de Deus que, em Jesus, se revela como Pai e Amigo.
A entrega do Pai Nosso significa também um passo importante nesta caminhada de Iniciação Cristã, que irá desenrolar-se por vários anos até que se complete com a recepção do Sacramento da Confirmação.
Com estas crianças alegraram-se os seus pais e familiares e também toda a família paroquial.
Fazemos votos que a oração agora aprendida e rezada pela primeira vez em comunidade seja oração diária em todas as famílias e em cada Domingo seja verdadeiramente a oração que “O Senhor nos ensinou” e que a todos nos reúne como irmãos.
Desejamos que ajudados por toda a Comunidade, estas crianças possam crescer cada vez mais na Fé.

QUARESMA

A 3ª feira da última lua nova do Inverno marca o dia de Carnaval ou Entrudo, como costumávamos dizer, e logo de seguida a 4ª feira de cinzas com a qual se inicia o Tempo da Quaresma.
Diz-nos a Igreja que: “O Tempo da Quaresma destina-se a preparar a celebração da Páscoa: a liturgia quaresmal prepara para a celebração do Mistério Pascal tanto os catecúmenos através dos diversos graus de iniciação Cristã, como os fiéis, por meio da recordação do Baptismo e das práticas de penitência”.
A finalidade da Quaresma é pois, para a maioria de nós, a recordação do nosso Baptismo e por conseguinte a nossa identificação com Cristo no mistério da sua Páscoa. De facto, conscientes da importância que a Páscoa tinha para a sua vida, os cristãos desde os tempos apostólicos começaram a celebrá-la e bem cedo começaram também a reservar um tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal.
Esse período de preparação através de sucessivas ampliações acabou por se fixar no Séc. IV em quarenta dias, número muito rico de simbolismo. Na verdade, a história da Salvação, os grandes acontecimentos e os encontros decisivos do homem com Deus estão ligados a um número, que na Bíblia exprime também a totalidade da nossa vida.
Quaresma é, portanto, um período de quarenta dias de preparação para a Páscoa “ a maior de todas as solenidades”.
Desejamos, por isso, que todos possamos aproveitar este “tempo favorável” para mais nos aproximarmos do Senhor nosso Deus.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FESTA DA PALAVRA


No passado domingo, dia 13 de Janeiro, a Comunidade Cristã de Trancoso viveu mais um dia festivo, com a realização da Festa da Palavra.

Quarenta e cinco crianças da nossa comunidade receberam, com entusiasmo, a Bíblia.

Esta etapa constitui mais um passo dentro de uma caminhada de iniciação cristã.

Assim, a Comunidade Cristã, pelo seu Pároco, entregou a cada uma dessas crianças a Bíblia que contém a Palavra de Deus e que a Igreja possui como grande tesouro para partilhar com todos, de tal modo que, essa Palavra de Deus se possa tornar “Luz” para toda a vida.

Significa também que estas crianças estão dispostas a abrir a sua inteligência e o seu coração ao Mistério de Deus e a partilhar esta experiência com toda a Comunidade Cristã.

Desejamos que esta “Luz” brilhe sempre nas suas vidas e que se torne princípio de acção e compromisso segunda a fé, que nessa mesma palavra se bebe.

Aos pais a quem felicitamos por este momento da vida dos seus filhos, recomendamos que os ajudem a descobrir a riqueza da Palavra de Deus e os ensinem nesta procura de verdade, de bem e de beleza que nos vem de Deus.

Queremos por fim dizer a essas crianças que a Bíblia é para utilizar na sua catequese, nas aulas de Moral e até no silêncio dos seus quartos.
 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GRUPO DE JOVENS EM RETIRO


No dia 29 de dezembro de 2012 o Grupo de Jovens Sempre em Ti (GJSeT), realizou o seu retiro sob o tema: “Família, comunidade de amor e vida”, no Centro de Catequese de Trancoso.
Com a presença do P.e Rui Manique, coordenador do Departamento da Pastoral Juvenil da nossa diocese, iniciámos o dia bem cedo refletindo sobre aquilo que as nossas paróquias podem esperar de nós em 2013. Reflectimos também sobre notícias da actualidade e em trabalho de grupo transformámos pedaços de jornal nos quais constavam más notícias em verdadeiras obras de arte. Posteriormente, e a partir de um texto bíblico reflectimos sobre a importância dos adultos na nossa vida.
Depois de um almoço tipicamente jovem (piza e coca cola), em grupos preparámos as diferentes partes da eucaristia com a qual terminámos o nosso dia e pelas 20 horas terminámos festivamente o nosso dia com uma eucaristia “brutal”.
Após termos feito o balanço da atividade podemos dizer que foi um dia simplesmente espetacular e único, marcando a diferença nas nossas vidas e na nossa comunidade.
 



 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PRÓSPERO ANO DE 2013

A Paróquia de Trancoso deseja a todos os seus paroquianos um próspero 2013 abençoado com muita saúde, paz, amor e fraternidade.

Horário da Catequese 2020/2021

  A ficha de inscrição pode ser obtida  aqui . Depois de preenchida, deve ser entregue às catequistas